cropped-cropped-horizontal2.png

Graduação

Sobre o curso​

    O principal objetivo do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação é a formação de pessoal qualificado na área de Ciência da Computação para atender às demandas de profissionais de excelência nessa área, atualmente estratégica para o mercado, para a ciência e para o governo, não apenas do Rio de Janeiro, como do Brasil. Seguindo o propósito de um Bacharelado, o curso visa proporcionar uma formação generalista sólida de ampla visão da área, que possa sustentar a atuação profissional na prática de mercado, bem como permitir sua posterior especialização.

Formação profissional

O curso visa formar profissionais na área de Computação e Informática, com sólidos fundamentos em Ciência da Computação, com vistas ao mercado profissional, tanto nas áreas teórica e de aplicação de computadores, como no projeto e desenvolvimento de equipamentos e software básico, utilizando modernas tecnologias da Engenharia de Software.

A duração total do curso é de 3.075 horas, com distribuição recomendada em 9 semestres letivos. O regime é de créditos, podendo o aluno seguir as disciplinas em seu próprio ritmo, até um máximo de 14 semestres.

Subáreas abrangidas: Algoritmos, Combinatória e Grafos; Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais; Compiladores e Linguagens de Programação; Computação Gráfica; Informática Educativa; Métodos Numéricos, Modelagem e Otimização de Sistemas; Redes de computadores e Sistemas Distribuídos (em Intranets e na Internet); Sistemas de Informação, Banco de Dados, Mineração de Dados; Sistemas Inteligentes (Inteligência Computacional e Artificial).

Como ingressar em Ciência da Computação na UFRJ?

O ingresso nos cursos de graduação da UFRJ acontecem mediante inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificado), programa do Governo Federal que permite candidatura a cursos de diversas instituições de ensino públicas e gratuitas do Brasil. O estudante deve ter prestado previamente o ENEM, de acordo com o calendário previsto, inscrever-se para o curso desejado na UFRJ. A aprovação depende de pontuação obtida acima da nota de corte. Além da submissão ao SISU, a universidade requer, em alguns cursos, a realização do Teste de Habilitação Específica (THE), o que não é o caso para o ingresso nesse curso.

É importante destacar que a UFRJ não tem vestibular próprio. 

Vagas Remanescentes na UFRJ

O ingresso nos cursos de graduação por meio das vagas residuais pode acontecer por meio da Transferência Externa, destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação (inscritos em disciplinas ou com matrícula trancada), em outras instituições de ensino superior. Os editais desta modalidade são específicos, divulgados a cada semestre letivo, a partir da disponibilidade de vagas. O candidato deve dirigir-se à unidade universitária que oferta o curso, inscrever-se e realizar uma prova para avaliação de conhecimentos.

Ensino a Distância na UFRJ

Na UFRJ, a política de educação a distância engloba a oferta de cursos em parceria com o consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e com instituições similares no estado. 

Os cursos EAD UFRJ são ofertados em Ciências Biológicas, Física e Química. Os polos de apoio presenciais são Angra dos Reis, Campo Grande, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda.