cropped-cropped-horizontal2.png

Monitoria

Atualizado em 23/03/2022.

  1. Monitoria por créditos.
    Somente para alunos do IC. – sem bolsa, mas recebendo dois créditos por semestre.
  2. Processo Seletivo para bolsas de monitoria do IC em 2022.
  3. Informações gerais sobre o programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria da Graduação (PR1).
  4. Inscrição de candidatos.
  5. Monitoria de Computação I e II com Python.
  6. Pagamento das bolsas e conta bancária.
  7. Desistência da bolsa.
  8. Relatórios semestrais.
  9. Outras dúvidas.

Monitoria por Créditos

A monitoria é uma disciplina de 2 créditos por semestre, oferecida para alunos dos cursos do Instituto de Computação.
Não há bolsa associada.
A oferta depende da iniciativa dos professores.
Consulte o professor da disciplina de seu interesse para maiores informações.

Processo Seletivo para Bolsas de Monitoria em 2022

A tabela abaixo mostra as disciplinas que receberam bolsas de monitoria em 2022.

Cada disciplina tem seu próprio processo seletivo.
Na última coluna estão os links para os processos seletivos. Caso o link não esteja disponível, entre em contato com o professor responsável indicado na tabela. Clique nos links de interesse para se informar sobre datas e locais das provas de seleção, e outras informações associadas ao processo.

Disciplina

Professor

Bolsas

Seleção

Álgebra Linear Algorítmica

João Paixão

1

jpaixao@dcc.ufrj.br

Arquitetura de Computadores

Gabriel P. Silva

1

gabriel@ic.ufrj.br

Redes de computadores

Sadoc

1

https://docs.google.com/document/d/1MJonCw4VluzUJGecX5PXnf3sr
JO2FxNzlaqM34lxJCg/edit?usp=sharing

Banco de Dados I

Giseli Rabello Lopes

1

giseli@dcc.ufrj.br

Cálculo Numérico

Angela Gonçalves

5

angela@ic.ufrj.br

Circuitos Lógicos

Ageu

1

https://docs.google.com/document/d/1Vd5udKxJa8EMZjw90gMAb9v7Y_Rjw4m
-/edit?usp=sharing&ouid=108378738032819409314&rtpof=true&sd=true

Computação Concorrente

Silvana Rossetto

1

https://forms.gle/J9wtiR6nm3YpCtRv5

Computação – Serviço

Aloísio Pina

12

https://forms.gle/KTzLgyYzEDkzFmy96

Computação I

Valéria

1

valeriab@dcc.ufrj.br

Computação II (CC)

José Ramos

1

ja_sapienza@ic.ufrj.br

Fundamentos da Computação Digital

Ageu e Daniel Sadoc

1

https://docs.google.com/document/d/1uxYI_UjZmEVxl-yv-kJfJQvLogpti65g/edit?usp=sharing&ouid=108378738032819409314&rtpof=true&sd=true

Programação Linear

Maria Helena

1

mhelena@dcc.ufrj.br

Introdução ao pensamento dedutivo

Collier e Juliana

1

juvianna@dcc.ufrj.br e collier@dcc.ufrj.br

Números Inteiros Criptografia

Hugo Nobrega

1

hugonobrega@dcc.ufrj.br

Organizaçao da Informaçao

Adriana Vivacqua

1

https://forms.gle/XNcvTjYVqMtdCSPCA

Projeto de Carreira

Carla Delgado e Eldanae

1

https://docs.google.com/document/d/16kh3MvI17jMU6FVlatCylLuuIh5A8Sp
Prw1xpy4gkgQ/edit?usp=sharing

Sistemas de Informação

Juliana França

1

https://forms.gle/PzQyySNLFYitKdhR9

Matemática Combinatória

Sulamita Klein

1

sula@cos.ufrj.br

O Programa de Bolsas de Monitoria da Pró-Reitoria da Graduação (PR1)

O que faz um monitor de disciplina?

O aluno monitor apoia o professor da disciplina de forma a intermediar dúvidas dos alunos e produzir materiais didáticos sob orientação. Espera-se do monitor que mostre iniciativa e uma postura pró-ativa na busca da melhoria do aprendizado da disciplina.

O monitor participa das aulas de laboratório, organiza encontros com os alunos para revisão da matéria, cria fóruns de discussão pela internet, prepara páginas na web, sugere exercícios, e ajuda na correção dos mesmos. O monitor deve atuar entre 8 e 12 horas por semana. A monitoria é considerada uma iniciação à docência. O fato de ter atuado como monitor é um aspecto do currículo valorizado por ocasião de concursos para professor.

A atividade de monitoria abre uma gama de possibilidades de atuação, e permite ao monitor exercer criativamente sua vocação de apoiar o aprendizado da matéria. O que menos se deseja do monitor é passividade e acomodação. O monitor não deve ficar esperando que os alunos o procurem, deve ir atrás deles, estimulá-los com ofertas de apoio, e para isso a primeira coisa a fazer é organizar uma forma de comunicação com eles, via fórum de discussão, blog ou redes sociais.

O monitor deve ser parceiro do professor na atividade didática. Embora não caiba ao monitor responsabilidade pela docência, ele pode contribuir com sugestões, especialmente porque já esteve recentemente no papel de aluno e pode perceber, às vezes melhor que o professor, as dificuldades e reações da turma com a matéria.

 

Bolsas de monitoria

As bolsas de monitoria são oferecidas pela PR-1 – Pró-Reitoria de Graduação, e são reguladas pela Resolução CEG 04/2004.
A cada ano a PR-1 publica um Edital específico, que inclui o calendário de inscrição e seleção dos candidatos.

Clique nos links abaixo para acessar esses documentos.

a. Requisitos para obter uma bolsa de monitoria:

    1. Para se candidatar a uma bolsa de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação – PR1 é necessário estar com matrícula ativa em um curso de graduação da UFRJ e não ter sofrido sanção disciplinar. As normas da UFRJ exigem ainda que o aluno tenha sido aprovado na disciplina pretendida com grau 7,0 ou superior e possuir um Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) mínimo de 6,0. Caso o candidato esteja abaixo desses níveis, e não houver outros aprovados em melhor situação, o professor responsável poderá, a seu juízo, justificar uma excepcionalidade e autorizar a bolsa.
    2. Um aluno não pode acumular a bolsa de monitoria com outra bolsa da UFRJ de natureza acadêmica, tais como Iniciação Científica e Extensão. Acúmulo com a bolsa auxílio é permitido. Em caso de dúvida, consulte a DIA/PR-1.

b. Documentos oficiais:

    1. Edital de Monitoria 2022 da PR1.
    2. Resolução 04/2004 do CEG – Conselho de Ensino de Graduação (norma básica de monitoria da UFRJ).

Instruções para inscrição de candidatos ao processo seletivo:

Procedimento de inscrição:

Após a divulgação das informações, envie um email separado para cada professor responsável por disciplina de interesse, com cópia para a coordenação da monitoria do DCC (monitoriadcc at dcc.ufrj.br), utilizando o formato abaixo. É fundamental que você forneça todos os dados solicitados para que a sua inscrição seja efetivada. Caso já possua uma conta bancária em seu nome, informe os dados do banco, agência e conta. Caso não possua, pode aguardar para abrir a conta somente depois que souber que foi selecionado.

Não há restrição para se candidatar a mais de uma disciplina, mas poderá optar por apenas uma no final. Após a divulgação dos resultados, confirme com o professor responsável sua intenção de assumir a bolsa, e forneça seus dados bancários no prazo mais curto possível. No caso de ter sido selecionado para mais de uma disciplina, informe imediatamente os professores das demais disciplinas sua decisão de não assumi-las para que as bolsas possam ser oferecidas aos próximos classificados.

a) No campo Assunto da mensagem, escreva: “Solicitação de inscrição em monitoria de …”, completando com o nome da disciplina.

b) No corpo da mensagem informe, em cada linha:

Disciplina: repita o nome da disciplina.

Nome: seu nome completo.

DRE: número de sua inscrição na Divisão de Registro de Estudantes.

CPF: número da inscrição no CPF (seu, não serve do pai ou mãe).

Curso: nome do seu curso (ex: Ciência da Computação, Eng. Mecânica).

E-mail: e-mail preferencial de contato.

Telefone: celular e fixo, se tiver, para contatos urgentes.

Grau: grau obtido na disciplina (indique o período, ex: 2012/2). Caso esteja terminando de cursar e ainda está sem nota informe isso. Sua inscrição ficará condicionada a ser aprovado com grau suficiente.

CRA: último valor disponível (indique o período).

Conta corrente: banco, agência e conta, caso já tenha (deve ser corrente e pessoal). Se não tiver, informe esse fato.

Boletim Escolar: anexe o seu mais recente, pode ser o “não oficial” que baixa do SIGA (não confundir com o BOA – Boletim de Orientação Acadêmica).

Horários disponíveis: (somente para monitoria de Computação I e II com Python) relacione os horários disponíveis para apoiar aulas práticas no laboratório, em ordem de preferência.

 

Monitoria de Computação I e Computação II com a linguagem Python:

Com cerca de 30 turmas, são oferecidas para alunos da Escola Politécnica e outros cursos com códigos MAB114, MAB121, MAB124, MAB225 e MAB241.

Atenção: Não confunda com MAB120 Computação I (C.C.) e MAB240 Computação II (C.C.), do currículo do curso de Ciência da Computação, com as linguagens C e Java, respectivamente.

Os monitores são essenciais para apoiar as aulas de laboratório de programação. Por esse motivo, a seleção dos monitores deve garantir que o monitor disponha de horário para atuar em algum dos horários de laboratório das diversas turmas. Cada monitor deve poder atuar em pelo menos dois horários de laboratório por semana (4h). Além da prova e outros critérios acadêmicos (CRA, notas, etc), a disponibilidade de horário é um dos critérios de seleção.

Os monitores dessas disciplinas devem manter seus horários disponíveis atualizados junto ao coordenador. No caso do monitor assumir outros compromissos no horário em que atua, poderá ser desligado da monitoria para sua substituição por outro, caso não se consiga uma nova acomodação.

Para maiores informações sobre a monitoria dessas disciplinas, acesse o link correspondente na tabela de oferta de disciplinas acima, ou consulte o coordenador, Prof. Aloísio Pina, em: aloisiopina at dcc.ufrj.br.

Pagamento das bolsas e conta bancária:

  1. Todo monitor deverá ter uma conta bancária para receber mensalmente a bolsa. Contas virtuais também são aceitas. Os monitores novos sem conta poderão abri-la após a seleção, ou seja, seus nomes poderão ser encaminhados à DIA, com pendência na abertura de conta. Não é necessário ter conta bancária para participar do processo seletivo.

  2. Registro da conta bancária e dados pessoais no SIGA: A reitoria exige que todo monitor bolsista registre no sistema SIGA (Dados Pessoais), ou no Portal do Aluno, a agência e a conta corrente onde o pagamento da bolsa será depositado mensalmente. A CONTA PRECISA SER NECESSARIAMENTE CORRENTE, E EM NOME DO MONITOR, NÃO PODE SER DE POUPANÇA E NEM CONJUNTA. Sem essa operação a bolsa não poderá implementada.

  3. Após o registro, capturar a cópia da tela do SIGA/Portal com os dados da conta bancária (p. ex., com print screen), gerar um arquivo .pdf, .png, ou Word, editar com seu nome e DRE e enviar para a coordenação de monitoria do DCC (monitoriadcc at dcc.ufrj.br) para que seja entregue na DIA/PR1. Mesmo que você já tenha recebido bolsa antes, envie ou entregue novamente o print screen da tela do SIGA/Portal que mostra o registro da conta.
    É necessário também registrar no SIGA/Portal do Aluno os demais dados pessoais (Identidade e Tit. Eleitor, e Certificado Militar quando for o caso) para que sua bolsa seja implementada.

  4. As bolsas são depositadas na conta bancária dos monitores no início do mês seguinte de referência, em geral até o quinto dia útil. Em meses com muitos feriados no início do mês pode ocorrer um atraso maior. A primeira bolsa do ano tem maior probabilidade de atrasar, por conta do acúmulo de trabalho para a inclusão dos novos bolsistas. Em 2022, as bolsas continuam com o valor de R$ 400,00 mensais.

  5. O que fazer caso sua bolsa não seja depositada no prazo esperado:

a. Lembre-se que o primeiro pagamento só cairá na sua conta no início do mês seguinte ao do início da sua bolsa. O último pagamento vai ocorrer no início do mês seguinte ao fim da bolsa (então, se a bolsa começa em março, os pagamentos serão feitos de abril a janeiro).

b. Verifique primeiro com colegas monitores se o problema é geral ou somente com a sua bolsa. Se o atraso estiver ocorrendo somente com você, procure ou escreva para a Coordenação de Monitoria do DCC assim que possível, para receber orientação.

c. Confira junto à sua agência do banco se o pagamento está lá, mas ficou retido por alguma pendência.

d. Em qualquer tempo, você pode se dirigir diretamente à Divisão de Integração Acadêmica da PR1 para buscar esclarecimentos sobre o programa de monitoria. Inclua um extrato de sua conta que demonstre a falta do pagamento esperado. Esse extrato é importante para que a DIA/PR1 possa agir para encaminhar a solução.

Desistência e substituição do monitor:

A reitoria só permite a inclusão de bolsistas cujos dados sejam enviados até o último dia útil do mês anterior, e todo um novo processo seletivo deve ser realizado antes disso. Caso um monitor pretenda desistir da bolsa para assumir outros compromissos, deve avisar o seu professor orientador e a coordenação da monitoria preferencialmente até o dia 15 do mês anterior à sua saída, para possibilitar a sua substituição e não prejudicar a disciplina. O monitor que desiste deve também providenciar a entrega do Relatório de Monitoria referente ao último período letivo no qual atuou (ver abaixo).

Relatório de Monitoria:

Ao final de cada período letivo (semestre), todos os monitores devem preencher um Relatório de Monitoria com o professor com quem atuou no período, e entregar no Departamento de Ciência da Computação, de forma a atender aos prazos previstos no Edital de Monitoria.

A falta do relatório implica em prejuízos para o monitor e para o Departamento, que é penalizado com perda de bolsas futuras.

Acesse o modelo do relatório para bolsistas do DCC/IM.

Outras dúvidas, contate:

Coordenação de Monitoria do Dept. de Ciência da Computação

Prof. João Antonio Recio da Paixão.
Instituto de Computação/IC-UFRJ.
CCMN, Bloco E, 2º andar, prédio do Instituto Tercio Pacitti (NCE).
E-mail: monitoriadcc at dcc.ufrj.br.

Divisão de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (DIA/PR1):

Temporariamente atendendo no auditório CEMA, Instituto de Geociências (Bloco F do CCMN).
Atendimento somente de 9h às 15h. Tel: 3938-0677.
E-mail: monitoria at pr1.ufrj.br.